Dúvidas e comentários sobre a disciplina
Este é um espaço aberto para que os alunos da disciplina coloquem suas dúvidas e comentários. Eu responderei a estas dúvidas, e esta troca de ideias pode beneficiar todos os alunos. Ao reportar uma dúvida em um exercício, tente sempre informar que tentativas de resolução você fez.
Discussão
Professor, na atividade 1.5, Seção Velocidade Relativa, questão A, eu inicialmente respondi que o caminhão estava com rapidez constante e o carro estava se movendo cada vez mais devagar (que me parece a reposta mais óbvia). Porém, olhando mais uma vez o diagrama 1 da seção vislumbrei outras possibilidades: o carro também poderia estar acelerando do instante 1 ao 2 e desacelerando do instante 2 ao 3 ou o contrário; desacelerando do instante 1 ao 2 e acelerando do instante 1 ao 3. Essas ideias foram surgindo após eu chegar à questão D da mesma seção na qual se questiona em que direção o carro se move em relação ao caminhão (leste, oeste, ou se mantém em repouso) durante o intervalo de tempo citado. Bom,considerando as hipóteses que eu vislumbrei, conclui que o carro poderia estar em qualquer uma das condições (ou se movendo para leste, ou oeste, ou até mesmo poderia estar em repouso em relação ao caminhão). É um raciocínio correto ou o problema é mais simples e eu viajei demais?
O problema é mais simples. O que se quer é examinar os 2 intervalos mostrados - de 1 a 2 e de 2 a 3 - e usar a evidência mostrada para falar sobre a natureza dos movimentos. Como o carro percorre distância maior no intervalo de 1 a 2 que no de 2 a 3, conclui-se que está andando cada vez mais devagar.
Correção, professor: no ínicio da linha 6 da pergunta anterior é “do instante 2 ao 3”.
Professor, nas atividades anteriores àquelas da seção 4 (Corpo Rígido), quando se fala em “diagrama de corpo livre” de um objeto, isso significa que basta representá-lo por uma bola? Pergunto isso pois na atividade 2.3 (Tensão) pede-se para desenhar o diagrama de corpo livre para os objetos e para a corda. Nesse caso represento-os por uma bola?
É isto mesmo. Trata-se de usar o modelo de partícula para descrever movimentos de translação, o que se justifica com o uso do conceito de centro de massa.
Jorge, estou com uma duvida na página 24, no item B. é dito q colocamos um 2º livro de massa maior sobre o bloco que está sobre a mesa, é pedido para esboçar o diagrama de forças, então, eu tenho que fazer um ÚNICO diagrama mostrando essas forças. Minha dúvida está em relação a Força entre os 2 livros. Eu desenhei Força da Gravidade do Livro menor e Força da Gravidade do livro maior, ambas apontando para baixo, porém com maior magnitude a Força da Gravidade do livro maior. Entre esses dois livros temos uma força de contato. Em relação a força Normal, eu tenho que levar em conta cada livro ou não? Obg
Jorge, acabei de entender o problema. Obg
Jorge, no item 2.3 A, quando fala-se de uma corda com massa M. essa corda pode se esticar ou não? Obg
Não entendi sua pergunta. Falamos sobre isto na aula da última 3a: se a corda tem massa que não pode ser desprezada, ela NUNCA poderá ficar na horizontal. Porque? Basta desenhar o diagrama de forças da corda que o motivo deve ficar evidente.